Densitometria Óssea

Resultado em 15 minutos após a realização do exame

O que é Densitometria Óssea? É um exame simples e rápido que detecta o seu grau de descalcificação óssea, fornecendo medidas quantitativas da perda de massa óssea.

Em que pode ser útil o exame? Possibilita verificar o quanto existe de comprometimento ósseo (perda óssea), comparando os resultados obtidos no paciente, com os valores de referência para uma população semelhante (em idade e sexo), verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fratura.

Como é o exame? Êste exame é feito através de um aparelho (Densitometro), capaz de medir a massa óssea de determinados ossos de seu corpo. O exame é fácil, indolor. Pode ser feito com qualquer roupa, evitando-se apenas botões, zíper e fivelas de metal. Sua duração é de aproximadamente 15 minutos. O exame não é invasivo nem doloroso. A maior parte das avaliações mede a densidade do osso em pelo menos dois locais: coluna lombar e fêmur.

Preparo para o exame: Não requer nenhum preparo especial e nem estar em jejum. Pode retornar as atividades normais após a sua realização.

Quem deve fazer o exame?

Todos que queiram saber a probabilidade de fraturas (detecta a densidade óssea).

Atletas ou pessoas que desejam saber sua gordura e massa corpórea.

Acompanhamento de regimes dietéticos para emagrecimento.

Crianças quando há necessidade de acompanhar o desenvolvimento ósseo.

Qualquer pessoa com queixas sugestivas de osteoporose.

Todas as mulheres em fase de pré-menopausa e pós menopausa.

Homens na fase de pré-andropausa ou andropausa.

Mulheres que fazem terapia de reposição hormonal por períodos prolongados.

Usuários de hormônios tireoideanos, corticóides e medicamentos anticonvulsivantes.

Apesar da osteoporose afetar mais da metade da população feminina acima de 65 anos, uma em cada cinco pessoas com osteoporose é homem.

A prevençao é a sua passagem para um futuro mais saudével.